COLECÇÃO DE FOTOS DE JOSÉ COELHO MAXIMINO


NOTA EXPLICATIVA

Nasceu em 4 de Março de 1933 na Freguesia da Vitória no Porto, e faleceu a 21 de Julho de 2008, com 75 anos de idade, vítima de doença incurável, no Hospital Geral de Santo António, também no Porto.

Durante mais de 40 anos trabalhou no “Espelho da Moda”, na Rua dos Clérigos – Porto, donde saiu reformado. Como devoto de Nossa Senhora, dedicou grande parte da sua vida à Confraria Nossa Senhora da Silva, contígua à sua residência na rua dos Caldeireiros, onde desempenhou diversas funções administrativas, chegando inclusivamente a ser provedor durante vários anos.

Como deficiente motor que era, teve na sua Mãe e sua Tia materna o seu grande amparo, além de grandes amigos que, pela sua fácil maneira de conviver e boa disposição constante, granjeou na sua vida. Seria injusto não destacar entre eles o casal Matos, António e Cármen, e ainda seus filhos que, durante muitos anos lhe proporcionaram grandes momentos de felicidade, não só pelo acolhimento que lhe deram na sua própria casa, onde chegava a passar longos períodos de tempo, como acompanhando-os para toda a parte em férias, passeios e estando sempre presente em datas festivas, como Natal, Páscoa e aniversários.

Infelizmente, nos últimos tempos o seu estado de saúde não permitiu a continuidade deste ciclo e, embora com estes amigos sempre presentes, quando a sua grave doença foi detectada em Outubro de 2007, foi socorrido por sua prima, dona Teresinha, que lhe prestou um apoio exemplar, digno dos maiores elogios, acompanhando-o em todas as necessidades inerentes à doença, nas deslocações ao hospital para consultas e exames, e oferecendo-lhe estadia em sua casa onde foi acarinhado com muita ternura.

Logo que o Zeca (como era tratado pelos amigos mais próximos) ficou sem a Mãe e a Tia passou a ter um apoio digno de realce por parte de uma senhora muito amiga, a dona Fatinha da “Casa das Lâmpadas” que se disponibilizou para tudo o que ele necessitava, e o amparou incansavelmente durante todo o período da sua doença.

O Zeca tinha como “hobby” o coleccionismo de selos, moedas, porta-chaves, chávenas de marca, postais ilustrados e fotos autografadas de artistas do espectáculo, sendo esta última colecção a que dava mais atenção. Através da mesma manteve contactos com muitos artistas, quer pessoalmente, quer pelo telefone, como por exemplo, o actor Ruy de Carvalho e sua falecida esposa, cançonetistas, Mafalda Arnauth, Rosita, Manuel Morais e outros. Curiosamente a dada altura, houve interesse por parte da RTP, no seu programa da manhã, na presença do Zeca em estúdio para apresentar a referida colecção, convite que, por razões pessoais não aceitou.

Com a sua morte, esta colecção foi legada à família Matos, que por sua vez entendeu oferecer-ma, dado eu ter sido um dos grandes amigos do Zeca e, além disso, também ser um coleccionador de vários temas e por conseguinte constituir a pessoa indicada para dar continuidade à mesma. Como tal entendi, por bem, colocar esta curiosíssima colecção na Internet para que todos os eventuais interessados a possam consultar e, quiçá, ajudar-me a enriquecê-la ainda mais.

Porto, 17 de Outubro de 2008

Fernando Coelho de Amorim


segunda-feira, 29 de março de 2010

FERNANDO PESSA - (Locutor da TV)

GINA ESTEVES - (Locutora da TV)

ISABEL ANGELINO - (Locutora da TV)

ISABEL WOLMAR - (Locutora da TV)

MARGARIDA MERCÊS DE MELO - (Apresentadora da TV)

OLGA CARDOSO - (Locutora da Rádio)

BÁRBARA VIRGÍNIA

ALBERTO DOS SANTOS

CÉSAR BATALHA - (Maestro)

MANUEL DOS SANTOS - (Toureiro)

MARIA FERNANDA

MARIA MANUELA FERREIRA DA SILVA

ROSA LOBATO FARIA - (Escritora e Poeta)

SALUQUIA RENTIN - (Artista de Variedades)

SÓNIA JERÓNIMO

TERESA FARIA

VERA SANDERS

YARA RIBEIRO

ASSOCIAÇÃO FILARMÓNICA E BANDA JUVENIL DE MAGUEIJA

ASSOCIAÇÃO FILARMÓNICA E BANDA JUVENIL DE MAGUEIJA-1

CORAL LUISA TODI

CÔRO SÃO TARCÍSIO

CÔRO DE SANTO AMARO DE OEIRAS

CÔRO INFANTIL DE SANTO AMARO DE OEIRAS

ORFEÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA

ORFEÃO DE ÀGUEDA

ORFEÃO DE GONDOMAR

ORFEÃO DE GONDOMAR-1

ORFEÃO DE RIO TINTO

ORQUESTRA TÍPICA SCALABITANA

SOCIEDADE FILARMÓNICA DE CRESTUMA

SOCIEDADE RECREATIVA E MUSICAL 12 DE ABRIL

CARLA SACRAMENTO - (Atletismo)

IRENEU - (Futebolista)

SÓNIA PEREIRA (Boxista)

SPORTING CLUB DE BRAGA - 1998

TUNA ACADÉMICA DA UNIVERSIDADE DE ÉVORA

TUNA ACADÉMICA DA UNIVERSIDADE PORTUCALENSE

TUNA FEMININA DA UNIVERSIDADE CATÓLICA

TUNA MASCULINA DA UNIVERSIDADE CATÓLICA

TUNA FEMININA DO I.S.E.P.

TUNA MASCULINA DO I.S.E.P.

TUNA TAFER - FACULDADE DE ECONOMIA DO PORTO

TUNA TAFER - FACULDADE DE ECONOMIA DO PORTO-1

GICINIO FRANÇA

LUIS DE MATOS

YORK & NAY

ADELAIDE

ARNNELI LAUREN

HELENA COELHO